FANDOM


Câmara (Jonothon Starsmore) (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Câmara
Weapon X Vol 2 15 Textless
Galeria

Nome Real

Jonothon "Jono" Evan Starsmore

Codinome(s)

Câmara, Decibel

Primeira Aparição

Geração X Vol 1 1 (novembro, 1994)

Apelidos


Relacionados

Apocalipse (antepassado, falecido);
Jack Starsmore (bisavô); (antepassado); Blink (prima distante);
Akkaba Clã/Família (parentes distantes)

Nome Original

Chamber

Criadores


Características

Espécie

mutante, despoderizado no Dia M, e repoderizado pelo sangue de Apocalipse, e pela manipulação da realidade de Legião

Olhos

Castanhos, Anteriormente vermelhos (formulário "Apocalipse")

Cabelos

castanho

Gênero

masculino

Altura

5,9 m

Peso

64 kg

Acessórios

Faltando a metade do rosto e a maior parte de seu peito, antes lábios azuis, tatuagem Akkaba (forma "Apocalipse")


Status

Alinhamento

bom

Identidade

secreta

Cidadania

britânico

Status Material

solteiro; ativo

Ocupação

Aventureiro; agente da Arma X, estudante

Educação



Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Inglaterra


HISTÓRIAEditar

OrigemEditar

O mutante Jhonathon vem de uma linhagem de descendentes do Apocalipse. Os descendentes, conhecidos como Clã Akkaba, possuíam uma estranha tatuagem no peito. O seu bisavô, o mutante Jon “Jack” Starsmore (que tinha poder de expelir fogo de sua boca), chegou a lutar no fim do século XIX ao lado de Apocalipse contra o terrível Drácula. Jack insistiu em tatuar toda a sua prole com o símbolo do clã, inclusive seu bisneto Jonothon que foi tatuado no peito ainda criança.

Mas a tatuagem foi destruída quando o poder de Jhonathon manifestou-se pela primeira vez, não só a tatuagem como o seu tórax e sua mandíbula, que foram consumidas pela explosão que também incapacitou sua namorada, Gayle Edgerton, que perdeu as pernas. Por ter perdido a mandíbula, agora Jhonothon só pode falar por telepatia, outro poder seu.

Geração XEditar

Jonothon viajou da Inglaterra, sua terra natal, para os Estados Unidos após aceitar a ajuda da Academia Massachusets para aprender a usar seus poderes e integrar-se a Geração X, a nova equipe mutante de Emma Frost. Logo após pousar, ainda no aeroporto, foi atacado por Sangria, um mutante maligno que se alimenta de material genético mutante para sobreviver, Jono teve ajuda de Banshee e a Geração X e enfrentaram a ameaça.

Sangria capturou Câmara com a ajuda de Gayle sua ex que o culpava por arruinar sua vida, mas os dois conseguiram superar a dor.

Câmara encontrou bêbada a bela colega de equipe Escalpo e tentou ajudá-la. Ela lhe rouba um beijo (apesar dele não ter boca) o que deixou Câmara em pânico, seu poder ativou e destruiu o dormitório das meninas. Paige não quis que ele contasse para ninguém que ela estava envolvida na explosão e Câmara interpretou mal achando que ela não queria que ninguém soubesse que ela beijou um monstro como ele. A equipe enfrentou Ômega Vermelho e Câmara se mostrou o único capaz de resistir aos seus esporos da morte tendo que enfrentar sozinho a ameaça.

Depois do vilão derrotado, ele encontra Escalpo inconsciente. Câmara ficou desesperado pois estava muito atraído pela jóvem mas Paige ao invés de agradecer o enxotou. A princípio Paige dizia que nunca teria nada com Câmara, mas acabou que a proximidade entre os dois só aumenta. Paige imaginou que Câmara a trataria como namorada mas não foi o que aconteceu, então Paige então passou a flertar com outros garotos.

A academia passou a aceitar humanos e tiveram que esconder suas mutações, mas um dos novos alunos humanos, Tristan Brawn descobriu o segredo e prometeu não contar a ninguém se Page aceitasse sair com ele. Câmara enciumado diz a Tristan que explodiria a cabeça dele se ele fizesse algum mal para Page.

O sofrimento de Câmara afetou a equipe toda pois passou a questionar a liderança de Paige. E Paige, por sua vez, parou de falar com ele quando começou a namorar Tristan. Câmara se torna ainda mais deprimido quando descobre que Sincro era capaz de copiar seus poderes mutantes e o utilizá-lo melhor que ele.

A irmã de Emma, Adrienne Frost, revela a todos os alunos que lá residia uma equipe de mutantes e todos ficaram desesperados com a notícia. Ela também colocou bombas na campus da Academia Massachusets e Sincro morreu ao tentar desarmar uma delas e salvando a vida de muitos estudantes. Os estudantes vão embora da Academia, incluindo Tristan. Uma série de acontecimentos contribuiu para o fim da equipe, a morte de Sincro, Emma Frost ter matado a sua própria irmã Adrienne e Banshee estar se entregando as bebidas desde que Moira morreu. Câmara foi convocado para ser um X-Man e Paige se despede dele em prantos.

X-MenEditar

Mas Jono inicialmente recusou, e voltou a Londres e teve um caso com uma estrela de rock chamada Sugar Kane publicamente divulgado pela imprensa, mas Câmara a abandonou após descobrir que estava apenas sendo usando para o aumento de publicidade da cantora e se uniu os X-Men.

Resgatou o mutante Lobinho de um ataque anti-mutante e foi inscrito como estudante no Instituto. A pedido de Ciclope, Câmara se infiltrou na Universidade Empire State para investigar os assassinatos de estudantes mutantes. Ele ficou bem próximo da mutante Amber, uma mutante com aparência de réptil. Câmara viu Escalpo nos braços de Arcanjo. Enciumado, ele não se controlou e o atacou, fugindo e seguida.

Arma XEditar

O agente Brent Jackson lhe ofereceu um convite para se unir ao programa Arma X. Com essa oportunidade, Jono se infiltrou na organização em missão secreta pelos X-Men para libertar os prisioneiros de um campo de concentração chamado Tera do Nunca, mas foi descoberto e sofreu lavagem cerebral para permanecer como agente da Arma X.

Estava usando um capacete umedecedor de poder até que lhe refizeram seu corpo danificado com próteses. Sua alegria foi grande mas não duradoura.

Pós Dia MEditar

O dia Dia M ocorreu justo durante uma guerra entre 3 facções do programa. No meio da batalha, Jono perdeu seus poderes que são essenciais para sua sobrevivência. Ao perder o poder gerou uma nova explosão que lhe destruiu seu tórax e mandíbula nova, ficando novamente com seu rombo.

Foi internado em estado gravíssimo sendo mantido vivo por máquinas. O seu terapeuta, um senhor chamado Hartley, na verdade era Frederick Slade também pertencente ao clã. Enquanto isso, surgiu um impostor se fazendo passar por ele em uma equipe da adolescentes chamadas Excelsior

Clã AkkabaEditar

Depois de duas semanas internado entre a vida e a morte, recebe visita de Peter Wisdom, que não o conhecia mas veio para lhe dar assistência por ser um mutante vítima do Dia M. Num momento de distração de Wisdom, Slade o teleporta para a mansão dos sócios do Clã Akkaba.

Sob ordens de Ozymandias, lhe fazem beber uma grande dose do sangue regenerativo de Apocalipse para curar o buraco no tórax que o deixava em sérios riscos de vida. Isto salvou sua vida, não precisando mais do poder para sobreviver mas o preço a pagar foi sua aparência com fortes traços do mutante milenar Apocalipse, como a pele cinza, o peculiar desenho em volta da boca e, além disso, a tatuagem que ele tanto odiava retornou a estampar seu peito.

Câmara nega o convite para unir-se ao clã e sai correndo da mansão, o Novo Excalibur surge para ajuda-lo mas ele também nega qualquer ajuda ou aliança a equipe mutante alguma e parte sozinho.

Decibel/Novos GuerreirosEditar

Meses depois, Jono se integra a uma nova equipe de Novos Guerreiros composta somente por ex-mutantes que utilizam uniformes que lhe dão novos poderes, assim passou a se chamar Decibel e usa uma vestimenta de alta tecnologia que lhe dá a habilidade de gerar constructos sólidos feitos de som. A escolha da vestimenta é justificada por ele ao dizer que não queria ser mais uma força destrutiva, que agora poderia criar. Na equipe também temos a sua amiga Jubileu, agora conhecida como Wondra.

Era XEditar

O Legião, manipulado por uma de suas personalidades, alterou a realidade e criou a Era X. Nesta realidade, Câmara tinha seus poderes mutantes e nenhum traço de manipulação pelo clan Akkaba.

Depois que o Legião desfez a Era X e tudo voltou ao normal, o Câmara continuou com seus poderes.

Instituto Jean GreyEditar

Câmara foi um dos muitos que seguiram Wolverine quando decidiu reconstruir o Instituto. Se tornando um professores. Inclusive, durante a batalha X-Men e Vingadores, decide ficar no Instituto, com a certeza que fará mais bem aos alunos do que numa batalha com os Vingadores.

X-Men: LegadoEditar

Quando David Haller perdeu o controle de seu poder e sub-personalidades devido ao choque mental causado pela morte de seu pai, ele começou a causar destruição em torno da Ásia. Câmara era parte da equipe que estava montada para rastreá-lo e detê-lo. Quando os X-Men finalmente encontraram-o David Haller e se envolveu em uma batalha com ele, David usou o poder de sua subpersona para enrolar a pele ao redor do buraco no cofre e no rosto da Câmara causando a pressão de seu poder de construir acima. No entanto, a pressão foi estabilizada pelo Fera criando um buraco com uma caneta. Câmara e o resto da equipe perseguiram David em uma loja de munição. Câmara lançou uma explosão na cabana, fazendo com que a munição explodisse e aparentemente incinerasse David. David escapou no entanto, dobrando a realidade e escapando.

Mais tarde, Olhos Vendados recrutou Câmara, junto com Frenesi e Fada, para ajudar a Legião em uma luta contra o Caveira Vermelho.

Quando uma das sub-personalidades da Legião foi desonesta e atacou o planeta, infectando a população humana com odioso e tentando causar uma guerra nuclear para acabar com o mundo, Câmara era um na equipe de X-Men que respondeu ao chamado da Legião para ajuda. Câmara foi morto por uma explosão de energia disparada pelo monstro.

Mais tarde, ele é ressuscitado pelo Legião, com seus antigos poderes restaurados e os aprimoramentos dos ausentes Akkabas.

PODERES E HABILIDADESEditar

PoderesEditar

  • Poderosa energia psicocinética expelida por seu tórax
    • Sua energia psiônica que o deixa vivo
    • Não possui órgãos internos como o pulmão e o coração, (possivelmente não tenha nenhum órgão vital.) não precisando comer, beber nem respirar.
    • Não corre risco de vida ao ser atingindo por tiros e é imune ao fator morte de Omega Vermelho.
    • Seus problemas emocionais lhe impediram de explorar todo o potencial de seu poder.
  • Comunicação telepatica:
    • Raio de alcance limitado (próximo da voz humana)
    • pode enviar mensagens diferentes ao mesmo tempo para pessoas diferentes
    • Incapaz de usar comunicadores, telefones, etc
    • Não pode usar a telepatia para outros fins como ler mentes ou projetar-se a plano astral
  • Outros Poderes:
    • Após o sangue de apocalipse: Desconhecido

HabilidadesEditar

    • Arrombar fechaduras (ensinado por Tempestade)
    • Leigo em informática e internet

FraquezasEditar

Nível de ForçaEditar

Câmara costumava possuir a força humana normal de um homem com sua idade, altura e construção que exerce um exercício regular moderado, mas o seu novo nível de força é desconhecido.

PERSONALIDADE E APARÊNCIA Editar

Personalidade Editar

  • Taciturno e pessimista
  • Sotaque inglês
  • Não gosta dos americanos e do estilo de vida e cultura deles, incluindo o artista Norman Rockwell e beisebol

Aparência Editar

  • Como Câmara:'
    • Seu corpo é como uma casca, não possui muitos órgãos internos como o pulmão e o coração, apenas uma poderosa energia interna explosiva
  • Após ser curado pelo sangue de Apocalipse:
    • Pele cinza, olhos vermelhos, lábios azuis e desenhos ao redor da boca

NOTAS Editar

  • Sobre o Codinome: Câmara: Câmara é uma palavra com muitos significados mas geralmente consiste em um compartimento ou cômodo fechado. Podemos chamar também de câmara (mais conhecido como câmera) os aparelhos fotográficos e de filmar. Justamente por ser um compartimento fechado com apenas uma saída.

E esse é mais ou menos o conceito do personagem, como se ele fosse apenas uma compartimento que armazena sua poderosa energia

  • Sobre o Codinome: Decibel: O decibel (dB) é uma medida resultante da razão entre duas quantidades. É comumente usado para medir a intensidade de sons, mas também é usado para uma grande variedade de medições em acústica, física e eletrônica. É uma unidade de medida adimensional, semelhante à percentagem.
  • Câmara e o Clan Akkaba: Por algum motivo desconhecido por mim, as histórias de Frank Tieri geralmente não costumam ser prosseguidas por outros escritores; com a revista Arma X cancelada e com a revelação de que Câmara estava vivendo por aparelhos após o Dia M, Tieri aproveitou que teve que substituir Chris Claremont na revista Novo Excalibur e deu continuidade as suas próprias tramas, como o Clan Akkaba e explicando o que ouve com a prótese dada em Arma X.

Tieri provavelmente fez isso pq nenhum roterista pretendia escrever nada do Câmara tão cedo… e ele iria ficar no “limbo editorial” por um longo tempo deitado em uma cama de hospital.

Mais Frank Tieri ignorado

Foi dito também que Câmara, agora recuperado pelo sangue do Apocalipse, retornaria a ter poderes e que atingia ao nível ômega (New Excalibur #9). Mas para o desespero de Tieri, o escritor dos Novos Guerreiros pouco deu continuidade as tramas de Câmara de Tieri, fazendo-o ter poder algum e necessitando de trajes que dão poderes.

Outra incongruência foi que Câmara não queria ser herói, e logo depois se une aos Novos Guerreiros.

LINKS Editar

REFERÊNCIASEditar

Notas de RodapéEditar