FANDOM


Ciclope
Ciclope (Era do Apocalipse)
Galeria

Nome Real

Scott Summers

Codinome(s)

Ciclope

Primeira Aparição

(ND.)

Apelidos

Scott

HISTÓRIAEditar

PODERES E HABILIDADESEditar

Sem VisorEditar

Para desbloquear o trauma de Scott, Emma Frost diz verdades duras de serem ouvidas e o faz enfrentar seus demônios interiores. Diz que ele no fundo queria ser como Wolverine, lembra também da derrota que sofreu para Tempestade há alguns anos, do fato dos X-Men nunca conseguirem a aprovação do público e das perdas constantes de Jean. Segundo ela, Scott não tinha controle. Controle esse perdido desde que saltou de para-quedas com seu irmão mais novo, Alex, no colo. Diz que ele teme e se ressente de seu poder, constantemente com medo de ferir alguém. Ciclope confronta seus temores e aparentemente perde seus poderes.

Até que, ao enfrentar Lorde Krunn no Grimmamundo, Scott usou seu às na manga com um genial e arriscado plano. Sabendo que estavam sendo vigiados, elaborou um plano com os X-Men em uma conferencia mental enquanto discursavam o que queriam que Kruun acreditasse, se fazendo de indefeso e de isca para que Kruun o capturasse. O truque deu certo e Ciclope mostra que não estava sem poder e sim que estava o controlando, derrotando o líder alienígena com uma poderosa rajada.

Quando desistiu do sonho do Xavier, perdeu de vez seu antigo código de conduta.

Ciclops, juntamente com os outros X-Men originais, declarar neutralidade sobre o tema da Guerra Civil , o raciocínio de que os X-Men tem muita simpatia com o lado do Capitão América - que, como os X-Men, foram perseguidos por querer fazer a coisa certa - mas acredita que a raça mutante tinha sofrido muito grande perda recentemente para tomar partido de qualquer maneira devido à muitos mutantes ficarem sem poderes. Ciclope é visto lutando contra Hulk quando ele quis matar o Professor X.

NaturezaEditar

Como é o caso de vários outros X-Men, o poder de Ciclope o coloca em determinadas condições metafóricas, reflexivos de sua personalidade e relacionados ao tema total dos X-Men de "desajustados", explorados através do sentimento de isolamento dos mutantes discriminados.

Desde muito cedo, Ciclope se sente ameaçado por uma habilidade com potencial enormemente destrutivo que deve manter sempre sob controle, para não ferir aqueles que o cercam. Isto o separa do resto da equipe e o faz acreditar ser impossível para qualquer um e especificamente, no começo da série, para Jean se sentir atraída por ele, tal é o estigma de sua mutação.

Também, o fato de que seu poder afeta seus olhos, forçando-o a estar sempre usando um visor especial, contribui em seu sentimento de isolamento, pois ele é incapaz de estabelecer um contato visual com qualquer um. Na verdade, com Jean Grey foi seu primeiro contato visual em mais de uma década, graças ao elo mental compartilhado entre os dois, e através de encontros no Plano Astral. O desenvolvimento descontrolado dos poderes de Jean como Fênix define um dos pontos mais importantes em seu relacionamento.

A condição resultante de Ciclope, como um mutante e uma pessoa, é consequentemente um reflexo do peso da condição de desajustado, na medida em que é deixado de lado por todos aqueles que cruzam seu caminho.

Um fato interessante é que a aparência dos Novos X-Men, com limitações físicas mais sérias, tais como Noturno com aparência estranha e a intocável Vampira , fez seu estado e especificamente sua necessidade de uma vida normal, comparativamente quase banal: em X-Men: Evolution  seu visor o faz bastante popular, pois seus colegas de classe (especialmente as meninas) acham que os óculos o fazem parecer "descolado" e dão um certo "estilo" ao personagem.

PoderesEditar

Ciclope é um mutante , possuindo o poder de projetar pura energia de seus olhos de cor vermelho-rubi. Antigamente se pensava que as suas rajadas não emitiam calor, mas fato já foi esclarecido, já que suas rajadas energéticas são abastecidas por energia solar e acabam retendo um pouco de seu calor. Devido a um ferimento sofrido na infância, estes feixes estão sempre ligados e só podem ser obstruídos fechando seus olhos, ou por uma barreira de quartzo-rubi , de que seus óculos e visor são feitos. A energia que alimenta o feixe é extraída dos raios do sol. As células de Ciclope estão constantemente absorvendo a energia solar e transferindo-a para seus olhos, sendo essa a causa de ele ser imune aos seus próprios poderes. É também imune às ondas de plasma descarregadas por seu irmão Alex que são criadas pela absorção de raios cósmicos.

O visor é projetado para abrir o protetor de quartzo, variando as larguras para permitir que suas rajadas óticas se dispersem livremente quando Ciclope o deseja. Originalmente ele tinha que manipular os controles no próprio visor para lançar rajadas, mas seu traje foi equipado mais tarde com controles em suas luvas para sua própria conveniência. Além disso, o visor tem um mecanismo de mola para voltar à posição fechado se seus poderes falharem. Ele pode absorver a energia de seu ambiente (tal como a luz solar ou um baixo grau de eletricidade) e armazená-la em suas células, metabolizando a energia, e projetando-a como explosões da energia com força.

A força máxima de explosões óticas de Ciclope é desconhecida mas um exemplo comum é que ele pode "fazer um furo através de uma montanha" e rasgar uma placa grossa de aço-carbono no meio. Durante uma batalha em particular, Scott diz que derrubou Cain Marko (codinome Fanático ) com poder suficiente para rachar um planeta pequeno, embora possa estar exagerando.

Ciclope possui também um sentido sobre-humano de consciência espacial, que o permite realizar truques completamente absurdos com suas rajadas óticas, tais como ricochetear um único tiro e destruir cerca de meia dúzia de alvos separados. Este sentido também permite-o entrar em um combate corpo-a-corpo com seus olhos fechados.

HabilidadesEditar

Ciclope é perito em pilotar jatos, uma habilidade que parece ter herdado de seu pai. É também implícito que seu senso trigonométrico melhora suas habilidades no ar.

Um mestre estrategista e tático, Ciclope passou a maioria de sua carreira do super-herói como o líder dos X-Men ou do X-Factor e desenvolveu habilidades excepcionais de liderança. É notável que independente de sua atitude geral para com ele, todos os X-Men tendem a obedecer suas ordens na batalha - porque sabem que ele geralmente está certo. Durante os doze anos em que criou Cable no futuro, Ciclope e Fênix, sob os pseudônimos de Magrão e Ruiva Dayspring, ajudaram a organizar uma resistência às regras de Apocalipse, tornando-se líderes da rebelião do Clan.

Ciclope possui também extensivo treinamento em artes marciais e em combate desarmado, sendo faixa preta no Judo e em Aikido . Seu nível da habilidade é suficiente para derrotar seis homens normais com seus olhos fechados e no passado enfrentou inimigos perigosos no corpo-a-corpo como Wolverine ,Motoqueiro Fantasma e o Magneto.