FANDOM

Defensores
Defenders Vol 5 1 Textless
Galeria

Primeira Aparição

Defensores 1

Os Defensores era um grupo de super-heróis da Marvel Comics constituído pelo Doutor Estranho, Hulk, Namor e o Surfista Prateado que combatem ameaças cósmicas e interdimensionais. Foram lançados no EUA em dezembro de 1971, como um projecto do Redator da Marvel Roy Thomas para dar continuidade as histórias de personagens importantes do Universo Marvel (Doutor Estranho e Surfista Prateado) e que haviam perdido suas revistas próprias. Procurando garantir as vendas juntou-os a Namor e ao Incrível Hulk, um dos personagens Marvel de maior sucesso na época. Além dos super-heróis fundadores, entraram logo a seguir a novata Valquíria e mais tarde o ex-vilão Falcão Noturno.

Valquíria era uma moça chamada Bárbara Norriss e que se sacrificou ficando presa numa dimensão sombria (lar do ente demoníaco conhecido como Inominável (no original, Nameless One)) ao executar um ritual macabro, numa história de 1970 (Hulk #126) do gigante verde com o Doutor Estranho (Vale lembrar que o Hulk já havia enfrentado outras vilãs que se chamavam Valquíras e a última tinha o mesmo uniforme. Mas eram ataques da bruxa asgardiana Encantor). Hulk com os Defensores, invadem a referida dimensão e conseguem libertá-la, no entanto, a experiência fez Bárbara perder a sanidade. Com a magia da feiticeira asgardiana, ela consegue se recuperar e se junta ao grupo como uma nova super-heroína.

O Falcão Noturno (Nighthawk) pertencera ao grupo de vilões conhecido como Esquadrão Sinistro e procurava se reformar ao entrar para os Defensores (The Defenders #12-13).

Outro super-herói que passou pelo grupo foi o Gavião Arqueiro (Defenders #7 - 10, vol. 1, Agosto - Novembro de 1973), quando este deixou os Vingadores em razão do casamento da Feiticeira Escarlate. Ele ficou ao lado dos Defensores, na épica batalha contra os Vingadores.

Os Defensores tiveram poucas histórias publicadas no Brasil e Portugal, mesmo tendo uma revista própria da Editora Bloch. Receberam uma nova formação, denominada de Os Novos Defensores, que trazia os ex-X-Men originais Anjo, Fera e Homem de Gelo, ao lado de personagens novos como o Gárgula e Nuvem.