FANDOM


Jubileu (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Jubileu
Jubileu
Galeria

Nome Real

Jubilation Lee

Codinome(s)

Jubileu, Wondra

Primeira Aparição

Fabulosos X-Men Vol 1 244 (maio, 1989)

Apelidos

Jubes

Relacionados

Dr. Lee (pai, falecido);
Sra. Lee (mãe, falecida);
Hope Lee (tia paterna);
Shogo Lee (filho adotivo);
Xarus (pai vampiro, falecido)

Nome Original

Jubilee

Criadores


Características

Espécie

mutante, anteriormente vampira

Olhos

castanhos

Cabelos

preto

Gênero

feminino

Altura

1,67 m

Peso

52 kg

Acessórios



Status

Alinhamento

bom

Identidade

secreta

Cidadania

americana

Status Material

solteira, ativa

Ocupação

aventureira e professora, estudante formada

Educação



Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Beverly Hills, California


HISTÓRIAEditar

OrigemEditar

Jubileu nasceu e cresceu em Beverly Hills como a filha de dois imigrantes chineses prósperos, não lhe faltava nada, seu pai era um milionário diretor de banco. Mas mesmo assim saqueava lojas nos shopping centers por pura diversão e com muita habilidade. Mas um dia, apanhada por um policial de segurança do centro comercial, no medo e pânico ela instintivamente ativou seus poderes sobre-humanos pela primeira vez. Bolhas de energia que ela depois chamaria de “fogos de artifício” saíram das suas mãos e explodiram na frente do policial, a permitindo escapar. Sua vida mudaria para sempre depois que seus pais perderam todo o dinheiro deles no mercado de valores. Naquele mesmo fim de semana foram mortos por dois mercenários, Reno e Molokai. Quando Jubileu retornou do shopping onde estava e foi para casa, recebeu a triste notícia.

Órfã e empobrecida, sem lugar pra viver, Jubileu foi enviada a uma instituição para menores em Los Angeles. Lá ela aprendeu a se defender e se mostrou ainda mais rebelde com as autoridades. As autoridades da instituição organizaram-se para enviá-la a outro lugar. Temendo que pudessem lhe enviar de volta a China comunista, Jubileu fugiu para um shopping de Hollywood. E por semanas ela sobreviveu como uma ladra que roubava dos shoppings tudo que ela precisasse. Dali em diante Jubileu decidiu não confiar mais em ninguém. Ela ganhou a vida exibindo seus poderes para visitantes do Shopping.

AustráliaEditar

Então um dia, a segurança do centro comercial, que ainda não tinham conseguido pegá-la chamou um esquadrão caça mutante chamado Esquadrão-M. Afortunadamente, vários membros dos X-MenCristal, Psylocke, Vampira e Tempestade – estavam fazendo compras lá. Elas anularam a tentativa do Esquadrão-M de capturar Jubileu.

Fascinada por estas mulheres, Jubileu as seguiu até que elas saíram por um portal de teletransporte criado por Teleporter, que as levou a uma cidade fantasma no interior da Austrália onde os X-Men estavam morando. Antes de o portal fechar, porém, Jubileu entrou nele. Ela emergiu na frente do portal momentos depois das X-Men terem saído. Teleporter deu boas-vindas a Jubileu, embora ele nunca tivesse falado com qualquer um dos X-Men, ele a conduziu a um túnel e a jogou dentro dele. Jubileu conseguiu um tipo de abrigo para ela dentro da caverna.

Embora parte dela quisesse encontrar os X-Men ela ainda não confiava em ninguém mutante ou não. Assim ela manteve sua presença em segredo e assistiu os X-Men de seu esconderijo. Ela começou a usar a comida e roupas dos X-Men enquanto eles estavam fora. Presenciou o ataque da vilã Babá e do Fabricante de Orfãos aos X-Men e quase que foi capturada pelos vilões.

Jubileu e WolverineEditar

Os X-Men abandonam a base que logo em seguida foi tomada pelos ciborgues Carniceiros que tinham capturado e crucificado Wolverine. Jubileu observa atônita a tortura que faziam com ele e, quando nenhum carrasco estava por perto, o ajudou a escapar em segurança.

O fator de cura do mutante foi forçado ao extremo, o que faz com que tome a decisão de retornar a Madripoor para se recuperar. Os dois vão a Hong-kong e descobre que Psylocke também está lá, mas sem memória e trabalhando como assassina para o Mandarim, que captura Jubileu. Desesperada, Jubileu solta uma carga de seu poder em um nível muita acima do que ela acreditava poder alcançar, demolindo a casa onde estava.

Depois Psylocke readquire suas lembranças e volta ao normal. Jubileu passa a acompanhar Wolverine em suas aventuras e assim começou a parceria que se seguiria por um bom tempo, com Logan se tornando quase um pai para a menina, sendo seu protetor e treinador, assim como ele foi com Kitty Pryde. Jubileu conheceu alguns dos integrantes das equipes X quando foram capturados pelos magistrados de Genosha liderados por Cameron Hodge. Logo de primeira, Jubileu não se entende com Dinamite já que ambas possuem personalidades, literalmente, explosivas.

X-MenEditar

Ao fim dessa aventura, os X-Men (que haviam se desfeito) se reagrupam, Wolverine e Psylocke entram na equipe e levam junto Jubileu entra para integrar a equipe. Em uma missão espacial, a equipe mutante resgata o Professor Charles Xavier, o fundador dos X-Men, das mãos dos Skrulls. Ela continuou freqüentemente acompanhando Wolverine nas missões solo dele. em uma delas, Jubileu se depara com os assassinos de seus pais, Reno e Molokai, ela se vinga e decide não matá-los, mostrando que não é como Wolverine, para o orgulho do velho canadense. Jubileu sofre com a morte da pequena Illyana, vítima do vírus Legado.

Geração XEditar

Depois que os X-Men derrotaram a Falange, Xavier decidiu fundar uma escola nova onde seriam treinados nos usos dos poderes sobre-humanos os mutantes adolescentes que a Falange tinha capturado. Conseqüentemente, Escalpo, M, Derme e Sincro se tornaram os integrantes de um novo time mutante a Geração X. Xavier mandou Jubileu para se unir a este novo time, já que ela tinha a mesma idade deles. Ela não ficou contente e viu a recolocação dela como um castigo. Porém, Jubileu se tornou integrante do time depressa já que ela tinha estado com os X-Men.

Apesar dela caracteristicamente fazer observações cínicas, Jubileu veio a amar e confiar em outros membros do novo time como se eles fossem sua nova família. A equipe termina após uma sequencia de fatos que desestabilizou a equipe, como a morte de Sincro, o alcoolismo de Banshee e o fato de Emma ter matado a sangue frio Adrienne Frost, sua própria irmã. Jubileu e vários outros mutantes foram capturados pelos Amigos da Humanidade onde os crucificam na frente da Mansão X, seu colega de equipe Derme não resistiu e morreu. Anjo usou seu sangue curativo para recuperar Jubileu. Depois que foi crucificada, ficou um tempo de molho até que depois participou de algumas missões ao lado de Escalpo com o esquadrão de Arcanjo.

Tropa XEditar

Durante um periodo de reformulações de equipes, Jubileu torce para que Ciclope a coloque na mesma equipe que su amiga Escalpo, mas ela não é convocada para nenhuma equipe. Jubileu se despede de Wolverine e sai da mansão pois decidiu se mudar para los Angeles para casa de uma tia.

Pós Dia MEditar

Jubileu perde seus poderes. Jubileu agora é ativista política contra o deputado Sykes. A repórter Sally Floyd recorre à ajuda de Jubileu, de quem é amiga já há quatro anos. Jubileu e outros ex-mutantes (incluindo Maverick) se abrigam em uma sala enquanto Ômega Vermelho e Wolverine se enfrentam. Durante a briga Jubileu é gravemente perfurada por uma estaca de madeira. Para salvar a vida de Jubileu, Wolverine se entrega a Shield e a jóvem tem os devidos cuidados médicos.

Novos GuerreirosEditar

Jubilation Ficou um tempo numa formação nova dos Novos Guerreiros, liderada pelo irmão do Radical (se fazendo passar pelo mesmo) e composta por mutantes que perderam os poderes após o Dia M, usando equipamentos tecnológicos para combater o crime. Na ocasião, Jubileu adotou o codinome Wondra. A equipe se desfez depois que os integrantes Tatuagem, Caipira e Stacy X morreram.

VampiraEditar

Jubileu vai para Ilha Utopia mesmo sem seus poderes mutantes.

Jubileu e Fada estavam na Union Square até que um homem-bomba-vampiro explode, contaminando Jubileu com seu sangue, que logo se tornaria uma vampira. Ela é levada até utopia e, depois de alguns testes, Dr. Nêmesis confirma o diagnóstico, ela ataca Kavita Rao e foge até o culto vampiresco de Xarus (filho de Drácula), que a morde, se tornando uma vampira de uma vez. com a Jubileu como vampira, Xarus pode achar os X-Men e atacá-los. Agora Jubileu necessita se alimentar regularmente de sangue, Wolverine cede seu sangue fazendo transfusão.

Após o Cisma mutante, Jubileu fica do lado de Ciclope e é chamada por Tempestade para fazer parte do novo esquadrão dela. A primeira missão foi no Poternicstão, que estava criando Sentinelas para lutar contra as nações vizinhas como a Symkária, Jubileu é a primeira a reagir, pegando um facão do Apache e atacando um por um sentinela no ar, em seguida, é encontrada por Raizo Kodo e os Perdoados, que são um clã de vampiros que se alimentam de sangue de animais.

Jubileu se junta voluntariamente a eles para ser ajudada, mas recusa o sangue animal várias vezes. Os X-Men acham o covil dos Perdoados e se enfrentam sendo interrompidos pela invasão de vários mercenários na ilha, Lorde Letal perfura Kodo com uma estaca e inicia um combate de espadas com a ex-mutante, que após ver que não havia chance deixa ser perfurada pela espada para nocautear de perto o Lorde Letal. Resolvida a bagunça, Jubileu decide ficar com os Perdoados, seguindo um caminho diferente do dos X-Men.

Vingadores VS X-MenEditar

Durante a primeira briga do conflito dos Vingadores contra X-Men na praia da Utopia, o Jubileu lutou contra a Viúva Negra.

Shogo e a Nova Equipe de X-MenEditar

Depois de descobrir um bebê em Budapeste, Jubileu o chamou de Shogo e o trouxe de volta para a Escola Jean Grey, onde se reuniu com seus companheiros de equipe X-Men, incluindo membros principais Tempestade, Psylocke, Rachel Gray, Kitty Pryde e Vampira. A documentação de adoção para Jubileu se tornar mãe legal de Shogo está sendo processada. Jubileu foi líder de campo quando ela e os colegas X-Men Fada, Satânico, Mercury, Bling!, Karima e Cifra lutaram contra os Sentinelas na Ilha de Santa Catalina.

RestauraçãoEditar

Quando Monet atacou a escola sob a influência de seu irmão, Sangria, tirou o medalhão Jubileu usado como proteção contra a luz solar e depois a expulsou da escola. Quentin Quire sacrificou o fragmento da Força de Fênix que ele carregava dentro dele para curá-la de seu vampirismo, restaurando seus poderes no processo.

PODERES E HABILIDADESEditar

PoderesEditar

  • Plasmides de energia/explosão de luz explosiva lumicinetica: Jubileu possui a capacidade mutante de gerar o que ela chama de "fogos de artifício", ou "explosões de luz explosiva lumicinetica": glóbulos de energia que variam em graus de potência e intensidade. Os glóbulos obedecem ao seu controle mental, viajando para onde os dirige, arrumando-se em bolas, flâmulas e outras formas, e explodindo quando desejava. Essas combinações podem resultar em qualquer coisa de uma multidão de brilhos coloridos capazes de cegar temporariamente uma pessoa para uma detonação bastante poderosa, capaz de esmagar troncos de árvores ou objetos de metal. Jubileu pode absorver os fogos de artifício de volta ao seu próprio corpo sem prejudicar. De acordo com Emma Frost, ela tem o potencial de detonar a matéria em um nível subatômico.
  • Escudos Psciônicos: a mente de Jubileu possui uma defesa natural contra a detecção ou ataque telepático. Esses escudos psiônicos tornam sua mente "escorregadia" e invisível para os seres telepáticos, a menos que eles saibam exatamente o que procurar mentalmente.
Antigos PoderesEditar

Como vampira:

  • Velocidade e força:
  • Hipnose:
  • Transformação em névoa:
  • Ouvir o batimento cardíaco de outros humanos:
  • Imune ao gás Gatilho:

HabilidadesEditar

Jubileu também é especialista em ginástica e se qualificou para os Jogos Olímpicos antes que seus pais fossem assassinados. Ela também é uma boa combatente corpo-a-corpo, tendo recebido treinamento de Wolverine e depois com a Geração X. Ela também parece ter os ingredientes de um bom líder.

FraquezasEditar

Jubileu sofre de discalculia; uma incapacidade de completar problemas matemáticos. Dado seu status como inveracidade acadêmico, esta avaliação provavelmente pode ser assumida como tendo algum grau de precisão.

Nível de ForçaEditar

PERSONALIDADE E APARÊNCIA Editar

Personalidade Editar

Cínica, rebelde, orgulhosa, engraçada;

  • Gosta de mascar chicletes, fazer compras e passear no shopping.
  • Como vampira: Não tem reflexo, precisa de sangue para sobreviver, preferencia ao sangue humano.

Aparência Editar

NOTAS Editar

  • Significado de Jubileu: Jubileu, do hebráico ¨jobel¨ , ou de grego ¨iobelaios ¨, era um preceito da lei mosaica ( de Moisés) , que determinava a realização, a cada 50 anos, de uma solenidade pública na qual as dívidas eram perdoadas, dava-se liberdade à escravos e os herdeiros entravam na posse da herança. Na Igreja Católica, o jubileu é a indulgência plena e geral dada pelo Papa, em certas ocasiões.

Exemplo: Por extensão, jubileu passou a ser a comemoração do quinquagésimo ano do matrimônio, do exercício da função sacerdotal e, mesmo do exercício de uma função qualquer. Ícone adolescente De certa forma, seu papel nas histórias dos X-Men era substituir o lugar que Kitty Pryde ocupou durante os anos 80 de ícone adolescente e gerar uma maior identificação com o leitores. Tanto uma como a outra criaram laços com Wolverine.

  • Vermelho e verde: No lugar da famosa camisa rosa e bermuda azul a cor do primeiro uniforme de Jubileu era, respectivamente, vermelha e verde. Apenas o sobretudo continuou da mesma cor. As cores foi uma brincadeira de Chris Claremont para compará-la ao mais famoso dos parceiros de super-heróis, o Robin.
  • Jubileu e Robin: Falando em Robin, os dois se encontraram duas vezes:
    • DC vs. Marvel (1996): Jubileu beija Robin antes de lutar com ele.
    • DC/Marvel All Access #2

Todos os heróis dos 2 universos esqueceram a experiência que tiveram com os heróis da outra editora, mas Jubileu tinha escrito em seu diário, o que fez ela se relembrar. Assim, Jubileu vai até Gothan encontrar seu queridinho.

Mas para seu azar, Robin a rejeita dizendo que tem um caso com Batman uma namorada chamada Ari.

  • Jubileu quase participou de Marvel Max: Em 2001, Brian Wood elaborou uma revista para o selo Marvel MAX onde mostraria como os poderes de alguns mutantes afetam suas vidas, amigos e família. Iriam estrelar na revista personagens como Gambit, Vampira e Jubileu além Angie e Purge, dois personagens criados para a revista.

Depois da Marvel abortar o projeto, considerando inadequado para seu público, Wood utilizou parte deste conceito para a ótima série alternativa Demo.

  • Os seios de Jubileu: Em uma de suas primera aparições Jubileu fica impressionada com o corpo escultural das amigas de Wolverine, Psylocke e Viúva Negra. E, decepcionada, olha pro seus próprios seios. Bom, faz todo o sentido. Ela tinha 15 anos e vem de família chinesa mas, agora os desenhistas parecem que esqueceram desse detalhe na anatomia da personagem.
  • 17 anos: Na mini-série Wolverine e Jubileu de 2011, oferecem uma bebida pra ela e ela afirma que tem 17 anos e não tem idade pra beber. Se o início de sua história na Austrália ela tinha 15, então todos acontecimento de sua vida nos X-Men se passaram em 2 anos?

LINKS Editar

REFERÊNCIASEditar

Notas de RodapéEditar