FANDOM


Mística (Raven Darkholme) (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Mística
Uncanny X-Men Vol 4 2 Textless
Galeria

Nome Real

Raven Darkholme

Codinome(s)

Jean Grey, Charles Xavier, Foxx, Carol Danvers, Leni Zauber, Amichai Benvenisti, Valerie Cooper, Mallory Brickman, B. Byron Biggs, Ronnie Lake, Holt Adler, Faísca, Jakob Eisen, Victor Creed, Wolverine, Vampira, Sr. Sinister, Apocalipse, Cristal, Agente Blaire, # 001034, muitos outros

Primeira Aparição

Miss Marvel Vol 1 16 (abril, 1978) (Camafeu)
Miss Marvel Vol 1 18 (junho, 1978) (Aparição Completa)

Apelidos

Sr. Raven, Raven Wagner

Relacionados

Christian Wagner (marido, falecido);
Ralph Brickman (marido, falecido);
Charles Xavier (marido secreto, possivelmente bigamous, falecido);
Irene Adler (Sina) (parceira de vida, falecida);
Graydon Creed (filho, falecido);
Kurt Wagner (Noturno) (filho);
Gloria Brickman (filha);
Anna Marie (Vampira) (filha adotiva);
Raze Darkholme (filho da realidade alternativa);
Charles Xavier II (filho da realidade alternativa);
Talia Wagner (Nocturna) (realidade alternativa neta)

Nome Original

Mystique

Criadores


Características

Espécie

mutante

Olhos

amarelos (variáveis)

Cabelos

vermelho (variálvel)

Gênero

feminino

Altura

1,55 m

Peso

54 kg

Acessórios

Como Mística é uma metamorfa, ela na maioria das vezes não tem características distintivas, embora na sua verdadeira forma de uma jovem com cabelo vermelho, olhos amarelos e pele azul escura.


Status

Alinhamento

neutro

Identidade

secreta

Cidadania

americana, australia

Status Material

viúva; ativa

Ocupação

Terrorista, senhora do crime, criminosa; ex-aventureira, funcionária do governo para a Alemanha e os Estados Unidos, baronesa

Educação



Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento


HISTÓRIAEditar

OrigemEditar

Seus poderes se manifestara aos 12 anos, fazendo todos temerem ela. Trabalhou como detetive particular de Sina, uma mutante cega e, nessas missões, conheceu Wolverine ao enfrentarem juntos os nazistas na Grã-Bretânia.

Morando na Alemanha, Raven escondia seus poderes e sua pele azulada de todos, inclusive do Barão Christian Wagner com quem era casada, decepcionado por ele nunca conseguir fazer um filho nela, passou a ter um caso com o demônio Azazel e com ele conseguiu engravidar.

O barão começa a suspeitar de sua mulher, e ela o mata. Seu filho ao nascer se assemelhava a um demônio azul. A população assustada tenta linchar a mãe e a criança, Raven foge e joga seu filho no rio. Este filho futuramente será conhecido como Noturno.

Incapaz de mostrar seu verdadeiro rosto, com medo de discriminação, Mística se tornou mestre em criar novas identidades e mentir para garantir sua sobrevivência com os humanos. Mas usar seus poderes em prol da humanidade mostrou-se cada vez mais difícil e a cada insucesso ela ficava mais frustrada e raivosa. Em razão disso, passou a acreditar que a humanidade era sua ferrenha inimiga.

Com a identidade Leni Zauber, teve um caso com Dentes de Sabre que resultou em um filho humano, Graydon Creed que tempos depois o abandonou em um colégio interno, visto que ela nunca aceitou sua condição de humano.

Mística veio a atuar como mercenária, trabalhando para a H.I.D.R.A. Teve um longo caso com Irene Adler, a mutante Sina, as duas adotaram uma jovem que mais tarde seria conhecida como Vampira.

Irmandade de MutantesEditar

Infiltrada no pentágono, foi responsável pela segunda formação da Irmandade de Mutantes, que ganhou notoriedade ao tentar assassinar o senador Robert Kelly, um ativista anti-mutante que queria se candidatar a presidência. user posted image

Eles foram impedidos nessa e em muitas outras ocasiões pelos X-Men. Mas na primeira batalha contra a equipe, Kurt se impressiona com a semelhança que ele tem com Mística. Sina e posteriormente sua filha adotiva Vampira integravam essa irmandade.

Quando Wolverine, Tempestade e Carol Danvers invadiram o Pentágono para apagar os dados sobre os X-Men, Vampira os intercepta mas é derrotada por Tempestade que com seus poderes jogou Vampira para longe do Pentagono. Mística então tenta deter Danvers de apagar as informações mas é detida por ela e foi presa, porém fugiu horas depois e seu disfarce quase no FBI quase foi comprometido.

O fanatismo de Mística e a sua incapacidade de ajudar no controle dos poderes de Vampira, fez com que essa pedisse ajuda a Charles Xavier e passasse então a integrar os X-Men, partindo o coração de sua “mãe”. Vampira era o terceiro filho que ela perdia.

Força FederalEditar

Com o sentimento anti-mutante crescendo cada vez mais na população, o governo americano lançou o Projeto Despertar. Ainda infiltrada no pentágono e com contato direto com Val. Cooper, ela conseguiu indulto pelos crimes cometidos por sua equipe ao conseguir vincular a Irmandade ao governo americano com o nome de Força Federal. Nesta fase, executou várias missões ordenadas pelo governo, como a prisão de Magneto e até mesmo dos Vingadores, que estavam sendo investigados por traição. Também foram responsáveis pela captura do mutante fugitivo Rusty Collins que estava sob a proteção do X-Factor original.

Morte da SinaEditar

Em uma das missões da Força Federal, recebe ordens de Val Cooper para, junto com Forge, defender a Ilha Muir de um ataque dos Carniceiros. Mística inicialmente se recusa por acreditar que Forge era responsável pela morte de Vampira mas ela não teve escolha e teve que ir com o homem que tanto odiava mesmo assim. Sina prevê sua própria morte e um futuro relacionamento entre Mística e Forge. Sina aceita o seu destino e deixa ser morta por Legião (filho de Charles Xavier), fazendo Mística ficar mentalmente instável. Devido à uma desastrosa missão que resultou na baixa de muitos membros, a Força federal acabou.

Mística e ForgeEditar

Ela foi amparada por Forge, que tinha terminado seu relacionamento com Tempestade recentemente, eles iniciaram um romance, sendo que Mística aproveitou esse tempo para investigar os experimentos de Forge. Quando Forge foi atacado por Trevor Fitzroy – membro dos Upstarts - ela o ajudou, sumindo em seguida.

X-FactorEditar

Uma nova formação do X-Factor assumiu o lugar da Força Federal como conexão do governo, mediada por Charles Xavier e Valerie Cooper.

Reapareceu um tempo depois tentando matar Legião, o assassino de Sina. Mística foi então capturada pelo X-Factor e obrigada, por meio da implantação de um inibidor neural que a impedia de usar livremente seu poder, a trabalhar com a equipe como pena de seus atos. Participar da X-Factor a aproximou novamente de Forge.

Mesmo sendo mantida em constante vigilância pelos demais membros da equipe, com o tempo ela conseguiu desativar o inibidor, mas permaneceu no grupo por razões próprias, até que um menino mutante que ela protegia, Trevor Chase, foi agredido por militantes dos Amigos da Humanidade. Como vingança, ela planejou com sucesso a morte do líder da entidade: seu próprio filho Graydon Creed (embora atualmente haja divergência sobre o real objetivo de Mística ao planejar o suposto assassinato). Ela em seguida abandonou o X-Factor, quando descobriu que o governo havia implantado Dente-de-Sabre para matar o grupo.

Decidida a matar o Senador Robert KellyEditar

Quando ele tentou mais uma vez a presidência, ela reuniu novamente a Irmandade de Mutantes e foi impedida por Pyro que estava a beira da morte e arrependido de seus atos criminosos. Na ilha Muir, foi responsável pela morte de Moira McTaggert e feriu gravemente Vampira. Mística também não saiu ilesa e ficou hospitalizada por meses. Recuperando-se em segredo, infiltrou-se na recém formada Tropa X (liderada por Banshee). Manipulando todo o grupo, deflagrou um enorme ataque sobre os principais centros europeus, objetivando iniciar a guerra entre mutantes e humanos, da qual acreditava que os mutantes sairiam vencedores. Durante o ataque, acabou matando Solar e cortou a garganta de Banshee. Foi derrotada por Abismo que a sugou para os confins sombrios.

Posteriormente atuou como operativa secreta do Professor Xavier, em missões arriscadas e secretas, em troca de proteção contra os inúmeros inimigos que adquiriu e ameaçavam sua vida. Porém, quando tentou trair o Professor, foi dispensada.

X-MenEditar

Mística se infiltra na mansão X se fazendo passar por uma aluna mutante chamada Rapoza, tentando acabar com o já desgastado relacionamento de Vampira e Gambit o qual não considera à altura de “sua filha”. Mística tenta seduzir Gambit de várias formas, inclusive se transformando na Vampira, dizendo que dessa forma não seria traição.

Onyxx, um integrante de seu esquadrão, se apaixona por Rapoza e não aceita bem a rejeição. A identidade de Mística é revelada e ela demonstra o interesse de ser uma X-Man. Mesmo com tanta desconfiança que todos têm por tudo que fez e com a desaprovação de Vampira, resolvem fazer uma votação e ela continua na Mansão. Mística tenta aproximar Vampira do mutante Pulso sem muito sucesso.

Vampira se torna líder de uma das formações de X-Men e passa a mostrar um lado decidido e frio. Criou a mais contraditória equipe de X-Men, entre suas polêmicas decisões, uma das mais ousadas foi colocar Mística na equipe para poder estar sempre de olho e cada passo dela. Na equipe, Mística enfrentou os Filhos da Câmara, os gêmeos Estrela Polar e Aurora, os Acólitos, Pandêmico e Hecatombe. Além disso, Mística seduz Homem de Gelo.

CarrascosEditar

Até que ela e Lady Mental traem a equipe com os Carrascos: Mística usou um inibidor neural em Homem de Gelo fazendo perder o controle de seu poder, Lady Mental ilude o restante do grupo enquanto os Carrascos atacam os X-Men desprevenidos. Durante o ataque, Mística atira em Vampira e a leva para a base dos Carrascos.

Antes de ser capturada, Vampira tinha passado por algumas injúrias como a doença variante 88 e a absorção de bilhões de consciências alienígenas que a deixou às portas da morte e acarretou em um coma. Mas tudo estava sob controle de Mística, pois esses acontecimentos estavam previstos nos diários da falecida Sina. Tudo que fez foi para salvar sua filha da Variante 88, só faltava fazer o primeiro bebê mutante tocar no corpo em coma de Vampira. Para isso, fez Sr. Sinistro tocar na desacordada e mortífera Vampira, que imediatamente o matou com seu vírus mortal. Depois, se passando pelo falecido Sinistro pegou o bebê e tocou em Vampira.

Aos poucos Vampira recobra sua consciência, para felicidade de sua mãe. Raven explica que todos os problemas vividos com seus poderes, a absorção de bilhões de consciências alienígenas e ficar às portas da morte fora previsto pela falecida Sina só evitada por toda manipulação orquestrada nos últimos meses por Mística. Mas Vampira se enraivece com as ações de Raven, principalmente por botar em risco a vida de um bebê. Irritada com as manipulações de sua mãe, a toca a fim de matá-la. Porém, a bebê mutante a recuperou do vírus mortal, além de limpá-la de todo os fragmentos de psiquê absorvidos até hoje. Agora Vampira estaria em paz com seus pensamentos, se não tivesse absorvido quem mais queria estar longe, Mística.

Procura-se MísticaEditar

A mando de Ciclope, Wolverine é enviado para um definitivo acerto de contas com Mística. A alegação foi a recente (e já esperada) traição aos X-Men, a equipe mutante desconhece a verdadeira razão da traição (seguir os diários de Sina para salvar Vampira). Wolverine consegue rastreá-la e solta toda sua fúria contra sua antiga parceira mas Mística escapa de todas as formas, mostrando muita malícia e improvisação.

Na fronteira do Iraque com a Síria, Mística se faz passar por prostituta onde mata um senador e passa sê-lo, tendo agora escolta militar. Wolverine se infiltra ao QG militar de Bagdá após se passar por homem bomba, onde ele encontra Mistica se passando pelo senador, que novamente foge da batalha. Indignada por ter sido chamada de covarde, ela para a fuga e o enfrenta numa acirrada disputa que acaba em duplo nocaute, Wolverine se recupera e deixa Mística a mercê no deserto e gravemente a ferida.

Destino ManifestoEditar

Mas Mística não morreria assim tão facil, após escapar misteriosamente do deserto, sua atenção foi para o Homem de Gelo, com quem estava aficcionada desde sua participação nos X-Men. Ela se disfarça na Opal Tanaka, ex namorada de Bob e voltam a namorar. Até que Bob descobre que Opal era, na verdade, Mística, que atira com sua arma no confuso Homem de Gelo e o joga para fora do avião.

Depois disso, Mística começa a perseguir Bob. Disfarçada de médico, policial montado, etc Mística estava obecada por Bob e, se não podia tê-lo, o mataria. Bob conta que sabe o que Wolverine fez com ela, que ela deve ter uns 100 anos e nunca se aproximou de ninguém, que nem sempre as pessoas que amamos também nos amam. Mas Mística se atira de uma ponte. Os X-Men fazem uma busca pelo rio mas não a encontram.

X-Men SombriosEditar

Com a equipe desfalcada, Mística precisa liderar um psicopata, um agente mentalmente instável e outro depressivo – com uma equipe dessas, é claro que as missões não sairiam da forma como se esperava.

Mística juntou-se aos X-Men Sombrios de Norman Osborn, posando como professor Charles Xavier para fins de R.P. Osborn injetou-a com nânitas e manteve-a em uma curta coleira e, se ela tentasse qualquer coisa, Osborn a transformaria em uma bomba humana.

Morte e RetornoEditar

Mística desempenhou um papel no envio da alma de Wolverine para o inferno. Ao recuperar a posse de seu corpo, ele resolveu caçá-la; apesar do fato de que ela ajudou a devolvê-lo do inferno e tentou avisá-lo de que a Mão Direita Vermelha o estava preparando. Ele a matou, e seu corpo foi vendido mais tarde em leilão à Mão.

Mística aparentemente foi ressuscitada pela Mão como ela foi vista aparecendo, Victor Creed pegou uma mala cheia de dinheiro em seu lugar antes de se afastar e reverter para sua forma real. Foi revelada que ela e o Dentes-de-Sabre recém-ressuscitado eram amantes e estavam trabalhando para o ramo japonês da Mão sob Azuma Goda. Depois que Dentes-de-Sabre traiu Azuma Goda e deixou que ele fosse morto por Wolverine, ele se declarou o rei invisível do crime asiático com Mística ao seu lado.

Nova Irmandade de MutantesEditar

Mística juntou-se à nova encarnação da Irmandade dos Mutantes do Mal em seu plano para expor e destruir X-Force de Wolverine e reivindicar o Gênesis como seu próprio Apocalipse. Ela usou a forma de Psylocke para seduzir Fantomex, mas ela foi descoberta e uma luta começa. Mística disse a Fantomex sobre a toxina que ela o envenenou com isso e que alguém estava atrás de Psylocke, assim como ela foi enviada depois dele, o que o levou a sair da briga. Além disso, ela estava presente com o resto da irmandade assistindo enquanto Ultimaton explodiu para matar a X-Force. Mística, no entanto, teve seu próprio plano para usar Evan para matar o Rei das Sombras e reivindicar a liderança da irmandade. Infelizmente para ela, a X-Force estava viva e a enganou para deixar a base da irmandade para que eles pudessem ter mais informações.

Depois da Morte do Professor XEditar

Após o conflito entre os Vingadores e os X-Men, Mística reuniu Dentes-de-Sabre e Lady Mental com o objetivo de reformar a Irmandade, cometer numerosos assaltos e usar as ilusões de Lady Mental para incriminar os cinco X-Men originais, que recentemente foram levados ao presente por Fera. Mística também se encontrou com a versão jovem de Ciclope em uma tentativa de semear a desconfiança para os X-Men (ambos Wolverine e Ciclope adulto) nele. Depois que seu enredo foi descoberto e parado pelos X-Men, Mística incapacitou e roubou a identidade de Cristal e usurpou sua posição em S.H.I.E.L.D. posando como ela.

Com o dinheiro que roubaram nos assentos, Mística adquiriu Madripoor da H.I.D.R.A. e tentou transformá-la em um santuário mutante. Raven, posando como Cristal, atraiu Magneto para a ilha e mostrou-lhe os planos dela. No entanto, Magneto reagiu violentamente ao plano, acreditando que a Mística e os outros eram traidores para suas espécies, em parte devido ao fato de permitir o uso de hormônio de crescimento mutante para correr desenfreado nas ruas para financiar suas operações. Ele magoou gravemente a Mística e a Irmandade, e saiu depois de ter derrubado sua base.

Foi revelado mais tarde durante a leitura da vontade de Xavier, que ele e Mística se casaram em segredo.

EIXOEditar

Mística é uma dos vilões recrutados pelo Magneto para ajudar a lutar contra Massacre Vermelho em Genosha. O espetáculo de inversão Destino e o elo da Feiticeira Escarlate para derrotar o Caveira Vermelha afetaram não só o vilão, mas todos na ilha, invando o eixo moral dos heróis e vilões presentes lá. Mística tornou-se heróica e tentou fazer com que os X-Men invertidos com a tentativa de assumir a cidade de Nova York. Ela falhou, mas foi recrutada por Steve Rogers para fazer parte dos Vingadores, o grupo de agora bons vilões para parar os X-Men conquistadores e os Vingadores fascistas. Quando um feitiço de reinversão foi lançado, Mística tornou-se uma vez mais má.

Os WolverinesEditar

Mística encontrou-se sequestrada por um grupo formado por Daken, Dentes-de-Sabre, Lady Letal e X-23 (Laura Kinney). Momentos antes de ser sequestrada, Mística foi a um leilão em Madripoor que estava vendendo os restos de Wolverine. Durante o leilão Daken, enfurecido por esta exibição, matou todos que estavam no leilão, exceto por ela, Víbora e agente Kim.

Ao ser sequestrada, Mística encontra-se parte de uma equipe apelidada de "Wolverines". Ameaçando-os com as "palavras de controle" (que manipulam, sedam ou até matam cada um deles), Shogun, Neuro, Endo, Junk e Skel, aloquem-nas a encontrar o corpo petamérico de Wolverine na instalação paraíso queimado, quando Eles encontraram e lutaram contra a Tripulação da Demolição, contratado pelo Sr. Sinistro (Nathaniel Essex), que procuravam o mesmo. Quando X-23 e Daken encontraram o corpo, o Sr. Sinistro apareceu, pegou o corpo de Wolverine, mais um olho e braço de Daken, e saiu. Aparentemente, Daken perdeu seu fator de cura.

Depois que eles falharam em sua missão de recuperar o corpo de Wolverine, Mística então se declarou como o líder da equipe, e faz Sharp ajudá-la a recuperar o zhulong, ou o dragão do sol, em Taipei, e disse a Shogun que Lady Letal está interessada nela, mas Sharp pensa que não, porque, como ele segura suas palavras secretas, ela quer matá-lo. Então, antes de partir, Mística cria uma armadilha complexa onde ela o faz revelar suas palavras secretas. Então, enquanto Ogun diz a Shogun, para voltar a Sinistro, Letal aparece e ataca-o. Após uma briga, eles se beijam. De repente, uma figura misteriosa aparece de uma queda de meteoros e exige saber quem matou Logan.

Clube do InfernoEditar

Oito meses depois de o Multiverso ter sido restaurado pelo Sr. Fantástico, Mística começou a trabalhar para o Clube do Inferno.

PODERES E HABILIDADESEditar

PoderesEditar

Transmorfa:

  • alterar seu corpo em formas humanóides de seres existentes ou não;
  • costuma andar nua por poder dar a sua pele a aparência de roupas, simulando perfeitamente tecidos e outros materiais;
  • Camufla-se conforme a parede, ficando praticamente invisível;
  • pode alterar as cordas vocais para reproduzir a voz de quem for;
  • pode reproduzir perfeitamente a retina e as impressões digitais;
  • pode alterar o corpo criando um novo braço, asas capazes de voar, guardando armas dentro do seu corpo, alterando órgãos de lugar, etc;
  • Pode agilizar sua regeneração fechando ferimentos
  • pode alterar seu volume corporal mas não sua massa, o que a deixa mais forte numa forma pequena e mais fraca numa forma maior;
  • não reproduz poderes e habilidades especiais de quem se transformou;
  • não envelhece por revitalizar as células e a memória de seu DNA;
  • não pode alterar seu cheiro

Indectavel psiquiccamente

  • Seu cérebro está em constante transformação o que dificulta ler sua mente.

HabilidadesEditar

  • Memória fotográfica, ótima observadora
  • Conhecimento de 11 línguas, entre elas: Alemão, Inglês, Japonês e Espanhol

FraquezasEditar

Nível de ForçaEditar

Mística possui a força humana normal de uma mulher de sua idade física, altura e construção, que se dedica ao exercício regular intensivo. Ela pode aumentar sua força usando seus poderes por períodos breves, redistribuindo a massa.

PERSONALIDADE E APARÊNCIA Editar

Personalidade Editar

  • Fria e Séria, se tornou sarcástica após a morte de Sina
  • Possui mais de 80 anos
  • Bissexual
  • Indigna de confiança, egoísta, sem lealdade à nada nem a ninguém
  • Relação de amor e ódio com sua filha Vampira: Ela a protege e quer seu bem mas também já tentou assassiná-la inúmeras vezes.

Aparência Editar

  • Pele azul, cabelos vermelhos
  • Normalmente desenhada de olhos brancos sem pupilas

NOTAS Editar

  • Mística: Pai de Vampira: A idéia original de Chris Claremont era de Mística e Sina serem os pais legítimos de Vampira, com Mística - em uma forma masculina - tendo engravidado Sina. Porém impediram Claremont de publicarem tal versão por ser muito polêmica. O próprio caso com Sina era sempre mostrado na época de forma discreta, parecendo mais que eram grandes amigas dividindo o mesmo apartamento. Chris Claremont já tinha dado pequenas pistas, mas foi Scott Lobdell que deixou mais claro do que ninguém que as mutantes Misticas e Sina tinham um caso.
  • Ficou ou não com Gambit?: Mística tenta seduzir Gambit de várias formas, inclusive se transformando na Vampira, dizendo que dessa forma não seria traição.

LINKS Editar

REFERÊNCIASEditar

Notas de RodapéEditar