FANDOM


Mancha Solar (Roberto da Costa) (Terra-616) Batalhas Galeria Armas Frases
Cidadão V
Roberto da Costa (Earth-616) from New Avengers Vol 4 17 001
Galeria

Nome Real

Roberto "Bobby" da Costa

Codinome(s)

  • Cidadão V
  • Mancha Solar
  • Rei Negro
  • Lord Imperial

Primeira Aparição

Marvel Graphic Novels Vol 1 4 (novembro,1982)

Apelidos

  • Solar
  • Bobby

Relacionados

Nome Original

  • Sunspot
  • Citizen V

Criadores

Bob McLeod,Chris Claremont


Características

Espécie

mutante

Olhos

negros

Cabelos

castanhos

Gênero

masculino

Altura

1.72 m

Peso

77 kg

Acessórios

O uso de seus poderes faz com que o Mancha Solar fique envolto em uma escuridão pois ele usa toda a luz ambiente em seu corpo.


Status

Alinhamento

neutro

Identidade

publica

Cidadania

brasileiro

Status Material

Solteiro

Ocupação

Instituto Xavier Para Jovens Superdotados (Graduado), algum treinamento Askani

Educação

No information


Origem

Universo

Terra-616

Local de Nascimento

Rio de Janeiro,Brasil


HISTÓRIAEditar

InfânciaEditar

Roberto da Costa é o filho do milionário brasileiro Emmanuel da Costa e sua esposa Americana Nina, uma arqueóloga. Roberto manifestou pela primeira vez seus poderes mutantes quando, aos quatorze anos, estava jogando uma partida de futebol no campeonato de sua escola no Rio de Janeiro. Motivado pelo ódio racial, um garoto chamado Keller e outro membro da equipe adversária jogaram Roberto no chão. O temperamental Roberto enfrentou Keller, o qual começou a espancá-lo brutalmente. Foi então que, sem se dar conta do que estava acontecendo, Roberto manifestou pela primeira vez a sua força sobre-humana. Seu corpo e roupa se tornaram temporariamente pretos no processo, e ele inadvertidamente arremessou Keller para longe. Confuso e assustado, Roberto procurou ajuda, mas os outros jogadores e a maioria dos espectadores entraram em pânico e fugiram. No entanto, sua namorada, Juliana Sandoval, que estava assistindo o jogo junto com Emmanuel, ficou ao lado de Roberto em seu momento de necessidade.

Professor XEditar

Os poderes de Roberto chamaram a atenção de Donald Pierce, o renegado Bispo Branco do Círculo Interno do Clube do Inferno. Pierce tentou assassinar quaisquer mutantes sobre-humanos que pudesse encontrar. Os mercenários de Pierce não conseguiram raptar Roberto, mas acabaram sequestrando Juliana. O mutante telepata, Professor Charles Xavier, fundador dos X-Men, havia descoberto os planos de Pierce para matar Roberto e enviou a sua colega, Dr. Moira MacTaggert, e os jovens mutantes sobre-humanos, Karma e Miragem, para ajudar Roberto.

Roberto concorda em se reunir com os homens de Pierce, a fim de obter a libertação de Juliana, mas os mercenários se recusaram a libertá-la e pretendiam matar os dois ali mesmo. Durante uma luta, um dos mercenários disparou contra Roberto, o qual havia retornado a sua forma normal novamente, mas Juliana saltou na frente de Roberto, e acabou morrendo. Angustiado com a culpa de que Juliana tinha morrido protegendo-o, Roberto prometeu se vingar de Pierce. Roberto se juntou a Karma, Prof. Xavier, e outra jovem mutante, Lupina, para rastrear Pierce e conseguiram o derrotar. Roberto e Lupina foram vítimas de experimentos de traficantes que injetaram a mesma droga que deram poderes para Manto e Adaga. Foram resgatados pela dupla e o Homem-Aranha porém ignoraram que havia estabelecido um vínculo entre os quatro.

Novos MutantesEditar

Os Novos Mutantes enfrentaram Víbora e Samurai de Prata, na missão Karma foi dada por morta. Roberto se sentiu particularmente culpado por não conseguir salvar a amiga assim como foi com Juliana. Recebe um convite de sua mãe, Nina, que pouco via por ela viver em expedições arqueológicas, para ele e seus amigos participar de uma expedição na Amazônia, ele leva seus amigos de equipe e lá os jovens conhecem uma estranha cidade no meio da floresta chamada Nova Roma e recrutam uma mutante de lá, Magma. Enquanto isso, seu pai foi admitido pelo Clube do Inferno por Sebastian Shaw. Emmanuel assim como Shaw, demonstram grande interesse em que seu filho, Roberto DaCosta um dia entre para o Clube. Mas, ao Roberto voltar ao Rio, renuncia todos os laços que tinha com seu pai ao descobrir que seu pai pretendia tomar ilegalmente aquela região da Amazônia e lucrar com seus recursos naturais. Karma estava possuída pelo Rei das Sombras quando capturou e drogou alguns dos Novos Mutantes para batalhar em uma arena. Depois de escaparem e soltarem Karma do domínio do vilão, Roberto ficou muito irritado por Xavier não tê-los contado que ela estava viva. Seu temperamento explosivo só piora quando Xavier deixa Magneto como tutor dos Novos Mutantes, Magneto era muito mais rígido com os alunos e Roberto constantemente batia de frente com isso.

Seu encontro com Beyonder deixou-o em uma grande crise, pois nada poderiam fazer com um inimigo que poderia destruir todo o universo com um simples pensamento. Mas, depois de um tempo na casa de sua mãe no Rio, de enfrentarem o vilão Magus e de acabar aparecendo num futuro distópico dominado por Sentinelas, jurou proteger a humanidade quantas vezes for necessário. Durante um jogo de futebol, Roberto machuca Sam Guthrie, o Míssil, acidentalmente. E se sentindo injustiçado pela sua equipe resolve ir embora para Los Angeles acompanhado de Warlock. Os dois conhecem os Anjos Caídos, um grupo de jovens desgarrados liderados por Vanisher, e permaneceram com eles por um breve tempo até que descobrem que os jovens tinham sido selecionados por um ser chamado Ariel com intuito de estudá-los. Mancha e Warlock ajudaram-os a escapar e retornaram aos Novos Mutantes. Quando o seu colega de equipe Cifra morreu em batalha, Mancha Solar ficou novamente se sentindo culpado até que culpou Magneto por estar omisso com os estudantes.

Em uma aventura espacial, conhece uma sedutora alienígena chamada Gozamyr que permaneceu ao lado da equipe durante algumas missões sem que percebessem que ela gerava quimicamente uma intensificação nas emoções das pessoas que está por perto, inclusive gerando uma paixão possessiva entre os homens da equipe, chegando a enfrentar Míssil. No entanto, ela foi considerada muito perigosa para permanecer no planeta. Roberto lutou para mantê-la, mas Gosamyr concordou com a avaliação, escolheu voluntariamente retornar ao espaço. Encontram a mansão em ruínas ao retornarem e descobrem que Magneto estava se aliando ao Clube do Inferno. Magneto diz que um dia ele iria se unir a eles também, deixando Roberto indignado com sua horrível sina. Os Novos Mutantes se aliam aos Novos Exterminadores e depois passam a ser liderados pelo misterioso Cable, que os transformou em um esquadrão mais pró-ativo, preparados para as piores situações. Roberto respeitava Cable como um líder de uma maneira que ele nunca fez com Professor X e Magneto.

Um velho amigo da família Da Costa, um empresário chamado Gedeão, mandou matar o pai de Roberto, que foi envenenado por uma mulher infiltrada em sua empresa. O diagnostico de sua morte foi ataque cardíaco. Com a morte de seu pai, Roberto deixou os Novos Mutantes para substituí-lo na empresa. Cable agiu com indiferença a saída de Roberto mas o mesmo não pode ser dito de seu grande amigo Míssil e de Dinamite.

EmpresárioEditar

Durante os seis meses que se seguiram, Roberto aprendeu os caminhos do mundo dos negócios com Gedeão, seu novo mentor que reconheceu seu talento empresarial, convidando-o a participar em compras de ações de uma poderosa empresa rival. Gedeão era um X-Eterno – uma sub-raça de mutantes que se diziam imortais- e acreditava que Mancha também seria um deles, até que percebeu que não era e o sujeitou a várias torturas para descobrir até onde ia a sua capacidade de armazenamento de energia.

X-ForceEditar

Enquanto estava fora da equipe; os Novos Mutantes mudaram o nome para X-Force. Roberto foi salvo das torturas de Gedeão pela X-Force e se uniu a eles. Uma consequencia positiva é que essa experiencia gerou habilidades aprimoradas, o que lhe permitiu redirecionar a energia solar que ele absorveu como explosões concussivas. Ele acabaria por descobrir até mesmo novas aplicações para seus poderes como o vôo e a capacidade de receber uma resistencia física da luz solar. As experiências aumentaram a sua capacidade de absorção solar, fazendo Mancha Solar ter a capacidade de disparar rajadas energéticas concussivas e vôo. Ao lutar contra Locus, Mancha Solar acabou sendo teleportado e desaparecendo por um tempo.

Outra experiência de Gedeão era tentar reproduzir os poderes de Mancha Solar em outra pessoa. A tentativa chamada Projeto 19 recebeu uma transfusão de sangue do mutante, e o resultado foi o surgimento do poderoso vilão Cólera que se tornou líder da Frente de Libertação Mutante.

Enquanto Roberto estava desaparecido, o vilão Cólera se dizia ser o verdadeiro Roberto daCosta vindo de um futuro próximo. Cable descobre toda a verdade, acha o Mancha Solar e o ajuda a retirar todo o poder de Cólera. Neste processo, Roberto teve acesso às memórias de Cable, aprendendo sobre a cultura, religião e língua Askani.

Mancha Solar e Caliban vêem Gedeão caindo de seu arranha céu e tentam acudir o corpo sem vida atirado no chão quando os X-Eternos Absalom e Crule os atacam acreditando serem culpados pela morte de Gedeão. Pois anteriormente, Crule tinha avisado a Absalom que havia alguém os caçando. A assassina era Selene, outra X-Eterna, que absorveu a energia vital a ponto de deixá-los bem vulneráveis, e matando-os em seguida. Resultando na quase extinção dessa sub-raça.

Mancha Solar perde toda a sua herança milionária, o curioso é que Dinamite – companheira de equipe e namorada de Míssil, seu melhor amigo – passa a achá-lo muito mais interessante agora. Roberto estava dançando com Dinamite quando acabam se beijando. Os passam a ficar escondidos quando ninguém estava vendo até que Míssil vê os dois aos beijos.

Clube do InfernoEditar

Mancha Solar estava sendo ludibriado por Deviantes que se passavam por agentes da S.H.I.E.L.D. e ao lado de Selene lutaram contra a ameaça. Ela lhe ofereceu uma posição no Círculo Interno do Clube do Inferno, mas ele recusou . Os dois foram atacar uma raça amálgama derivada dos Deviantes que pretendia abrir um portal Celestial.

Selene facilmente derrotou os inimigos e quando ia acessar o poder do maquinário, este foi destruído por Moonstar e Arcadia, uma aliada temporária da X-Force. Posteriormente Selene tenta novamente convencê-lo de se unir ao Clube, dessa vez com a irrecusável proposta de ressuscitar sua ex-namorada Juliana Sandoval que morreu em seus braços. Mancha aceita, se tornando Torre Negra do Clube.

Corporação XEditar

Paralelamente ao Clube, Roberto mostrou que aprendeu rápido a negociar e administrar empresas quando se tornou chefe da Corporação X, na sede em Los Angeles, conseguindo grande status e credibilidade. Em um dos casos mostrou-se bastante articulado ao negociar com o prefeito de Los Angeles sobre a interferência de Bishop em uma missão. Mas a Corporação não durou depois do Dia M, onde a quantidade de mutantes no mundo foi reduzida a poucas centenas.

Rei Negro/Lorde ImperialEditar

Esta formação do Clube do Inferno durou pouco, já que Sebatian Shaw reclamou novamente seu posto como Rei Negro. Mas Sebastian é gravemente ferido por Pierce e Roberto toma seu lugar como Rei Negro do Clube do Inferno. Roberto DaCosta fica enfurecido com Shaw por não ter sido avisado de um aparelho de monitoramento que explodiu matando dos empregados do Clube.

Donald Pierce, fingindo ser Ciclope, faz a equipe Jovens X-Men acreditar que os antigos Novos Mutantes eram a nova Irmandade de Mutantes. Os Jovens X-Men atacam a filial do Clube do Inferno e enfrentam Míssil e Mancha Solar. Os antigos Novos Mutantes pensavam que os Jovens X-Men queriam derrotá-los pelo novo cargo de Lorde Imperial que Mancha Solar havia conquistado no Clube. Depois do mal entendido ser resolvido, as duas equipes vão ao esconderijo de Pierce, e após um curto embate, Pierce mata o integrante Lobinho. Bobby e Sam são teleportados para o Mojoverso onde Mojo os convida para produzir material para seu mundo assistir.

Novos MutantesEditar

Roberto e alguns antigos integrantes dos Novos Mutantes foram buscar Karma e Moonstar que estava sendo presa aparentemente pelo Legião.

PODERES E HABILIDADESEditar

PoderesEditar

Absorção de Radiação Solar: Absorve a energia solar e pode utilizá-la para aumentar sua força física. As células do organismo de humano normal convertem a energia dos alimentos em uma forma de energia utilizável pelo organismo. Esta energia é armazenada através da conversão de moléculas de adenosina difosfato (ADP) nas células em trifosfato de adenosina (ATP); a energia é liberada quando necessária, quebrando uma ligação química nas moléculas de ATP, convertendo-as de volta à ADP. Aparentemente o Mancha Solar pode armazenar energia solar em suas células através do mesmo método, ou ao menos semelhante, e liberá-la quando necessária para aumentar a sua força física. Seu corpo fica envolto em escuridão porque ele drena toda a luz ambiente de sua pele.

Recanalização Solar: Habilidade de recanalizar a energia solar que seu corpo absorve, e usá-la para uma variedade de propósitos relacionados.

  • Voo: Habilidade de voar por impulsionar-se pelo ar, pela força de vontade, através da geração de correntes de ar ascendentes térmicas. Roberto também aprimorou essa habilidade para ser capaz de pairar no ar sem deixar um rastro de calor, e pode atingir velocidades de até 240Km/h, sem se esforçar.
  • Força Aumentada: Quando as células do Macha Solar são alimentadas com energia solar, ele tem a capacidade sobre-humana de aumentar sua força física. Os limites originais de sua força eram de 2 toneladas. No entanto, desde então a sua força aumentou para 50 toneladas.
  • Resistência Limitada: O Macha Solar é um dos personagens poderosos mais interessantes do Universo Marvel, devido ao fato de que ele é um dos únicos que não tem um senso de invulnerabilidade. Durante muitos dos quadrinhos em que ele aparece, seus companheiros de equipe o lembram de que ele era super forte, mas não super resistente. Embora o Macha Solar não tenha sido visto ser capaz de defletir balas, sua resistência limitada fornece ao seu corpo a proteção necessária para que ele seja capaz de levantar o enorme peso que sua super-força lhe permite. Recentemente, o Macha Solar foi visto suportando o impacto de um caminhão de dezoito rodas em movimento a 160km e permanecer quase ileso.
  • Termocinese: Habilidade de projetar calor em ondas intensas quando ele absorve e recanaliza energia solar de qualquer parte de seu corpo para aumentar a temperatura. Roberto também pode absorver o calor para seu corpo para diminuir a temperatura do local. Ele também pode projetar e absorver o calor diretamente nas/das pessoas, causando desconforto intenso com a mudança de temperatura corporal.
  • Rajadas de Energia/Concussivas Termocinéticas: Durante um tempo com a equipe X-Force, ele foi sequestrado por um supervilão chamado Gideão que realizou várias experiências com ele. Gideão expôs o corpo de Roberto a enormes quantidades de energia solar, a fim de testar os limites de sua absorção solar. Após estas experiências, o corpo de Roberto foi sobrecarregado com energia solar e mais tarde ele ganhou a habilidade de atirar rajadas de calor e força concussiva.
  • Rajadas de Plasma Solar Escuro: Habilidade de projetar rajadas concussivas de energia de plasma negro de suas mãos, com cerca de 20 toneladas de força em suas versões mais poderosas.
  • Imunidade a Fogo e Calor: Assim como a maioria dos pirocinéticos, Mancha Solar é imune a todas as formas de Calor e Fogo, pois elas simplesmente adicionam a suas habilidades e seu seu metabolismo mutante é capaz de simplesmente converter essas duas formas e aumentar suas habilidades. Isso inclui poderes de calor que são direcionadas para ele, assim como o calor que está presente por causa das condições climáticas. O Mancha Solar também tem sido visto com a capacidade de absorver a energia que o fogo gera e manteve-se ileso ao andar através dele.
Antigos PoderesEditar

Roberto possuía brevemente os poderes do herói conhecido como Manto. Esses poderes provaram ser demais para ele, e eles foram devolvidos por Vampira, Magia e o Professor X.

Condutor da Força Negra

Canalização da Força Negra

Teleportação da Força Negra

Intangibilidade da Força Negra

HabilidadesEditar

Combat (Armado/Desarmado):' Como parte dos X-Men, Mancha Solar foi treinado por pessoas como Wolverine e outros mutantes em combate. Desde que se juntou aos Vingadores, ele recebeu um treinamento complementar. Ele aprimorou ainda mais suas habilidade por lutar/treinar contra adversários fortes como o Capitão América, Pantera Negra e Demolidor. Mancha Solar se tornou um combatente muito habilidoso, por treinar com os X-Men e os Vingadores.

Atleta: Roberto é um jogador de futebol muito hábil, e costumava jogar no time de futebol do ensino médio.

Empresário: Desde que se tornou CEO da Da Costa International, Roberto desenvolveu habilidades para negócios e finanças.

Multilíngue: Roberto fala Inglês, Espanhol English, Spanish, e é fluente em Português. Ele também é fluente no idioma futuro dos Askani.

Multimilionário: Roberto é o filho do milionário Brasileiro Emmanuel Da Costa, e herdou a fortuna de seu pai quando ele morreu. Ele também se tornou CEO da companhia de seu pai, a Da Costa International.

FraquezasEditar

Anteriormente Editar

Mancha Solar rapidamente esgotava sua energia se ele não estivesse diretamente sob a luz solar. Isto já não se aplica a seu estado atual. Com a sua idade e experiência crescente, ele tornou-se capaz de absorver a luz solar, mesmo à noite caso haja lua, já que a luz da lua não é nada mais que a luz solar refratada.

Nível de ForçaEditar

PERSONALIDADE E APARÊNCIA Editar

Personalidade Editar

Possui o famoso sangue quente latino; conquistador, amigo e, principalmente, muito esquentado. Cristão, milionário.

Aparência Editar

  • Mulato; filho de negro com branca. Sua pele é escura mais seu cabelo não é muito crespo
  • Usando o poder: Energia solar negra quando usa seu poder e expele esferas negras semelhante a fuligem

NOTAS Editar

LINKS Editar

REFERÊNCIASEditar

Notas de RodapéEditar