FANDOM


Odinson
Unworthy Thor Vol 1 3 Sook Variant Textless
Galeria

Nome Real

Thor

Codinome(s)

Thor, O Deus do Trovão

Primeira Aparição

Jornada ao Mistério (Agosto 1962)

Apelidos

Thor, Jake Olsen, Dr. Donald Blake

Relacionados

Capitão América

HISTÓRIA Editar

Passado Editar

Filho de Odin, o deus supremo de Asgard (o céu dos nórdicos) e de Jord, a deusa da Terra (também chamada de Midgard ou Gaea), Thor Odinson é o príncipe de um outro mundo existente numa dimensão acima de Midgard, a Terra. Nesse mundo existem outros diversos reinos, como por exemplo, a terra dos gigantes de gelo ( Jotunheim e Valhalla, o lugar para onde vão os espíritos dos guerreiros que morrem em combate. Trata-se justamente de uma adaptação da mitologia nórdica, traduzida no Universo Marvel como apenas mais uma dimensão paralela.

Os nove mundos de Asgard são ligados pela Ponte do Arco-Íris (Bifrost), que é guardada por Heimdall, o eterno guardião da ponte. Thor possui um irmão adotivo chamado Loki, o traiçoeiro deus das trapaças e mentiras. Devido à sua má índole e à inveja que sente por Thor ser o filho mais querido de Odin, Loki está sempre a tramar a morte do irmão e a posse de Asgard.

Em sua juventude, Thor Odinson tinha comportamento arrogante e impulsivo e, em uma de suas aventuras, cometeu uma grave falta. Perseguindo um pássaro de pedra que causava muita destruição, acabou invadindo o reino dos Gigantes de Gelo e violou o tratado estabelecido por Odin. Para punir o filho e lhe ensinar a virtude que lhe faltava, este disse:

"Tu és o filho favorito de Odin! Além de valente e nobre, tua alma é imaculada! Mas ainda assim és incompleto! Não tens humildade! Para consegui-la deverás conhecer a fraqueza… sentir dor! E para isso necessitas deixar o Reino Dourado e despir-te de tua aparência divina! A Terra, lá aprenderás que ninguém pode ser verdadeiramente forte se, em realidade, não for humilde! Por um tempo não mais serás o Deus do Trovão! A tua memória também tirarei! Agora, vai! Uma nova vida te espera!".

Assim nasceu o Doutor Donald Blake, com as memórias de uma vida humana, sem saber quem era na verdade. Sendo um talentoso médico, porém manco de uma perna, Thor foi, pouco a pouco, aprendendo a lição da humildade até que seu destino se cumpriu.

Na primeira aventura de Thor Odinson como Donald Blake publicada pela Marvel, ele avistou uma nave espacial que trazia a bordo os seres conhecidos como Homens de Saturno. Ao fugir deles, entra na caverna e encontra o martelo mágico. Como curiosidade, os fãs observaram que os alienígenas tinham a mesma aparência de personagens de uma história anterior de Jack Kirby, na fase pré-Marvel. A trama tinha a ver com as misteriosas estátuas da Ilha de Páscoa, e os perfis dos alienígenas são bem semelhantes aos das cabeças dos monumentos (moais) erigidos pelos lendários nativos. Ao bater o cajado contra o chão, ele transformou-se no Poderoso Thor e em sua mão estava o fiel martelo mágico Mjolnir, que só podia ser levantado por Thor ou alguém de igual nobreza de alma. Aos poucos suas memórias retornaram, e quando encontrou Odin toda a verdade lhe foi revelada.

Assim, Midgard (a Terra) ganhou mais um poderoso defensor, pois a compaixão de Thor com os mortais e a ligação mística com sua mãe fez com que ele preferisse por várias vezes continuar em Midgard à retornar definitivamente à Asgard, mesmo recebendo punições de Odin (tais como a vez em que foi privado de metade de seus poderes).

Thor Odinson, na época em que estava "transmutado" em Don Blake era apaixonado pela sua enfermeira, Jane Foster, que todavia só estava interessada no deus nórdico. Para aproximar seu personagem da mitologia, Lee/Kirby fizeram com que Thor a levasse para Asgard, para se casar com ela, mas Odin mostrou que a garota não estava preparada para viver com os deuses. Thor acabou se convencendo disso e deixou Jane de lado, passando a namorar a deusa Sif. A partir daí,formou-se um triângulo amoroso envolvendo o casal e o melhor amigo de Thor, o valente deus Balder. As constantes ausências de Thor prejudicaram o relacionamento com Sif, fazendo com que a deusa se tornasse uma personagem secundária.

Atuando como ativo herói na Terra, Thor Odinson foi um dos fundadores da equipe dos Vingadores ao lado do Homem de Ferro, Homem-Formiga, Vespa e Hulk. Permanecendo na equipe por muitos anos, Thor se envolveu em inúmeras batalhas para defender os seres humanos, sendo mundialmente reconhecido como um herói de grande valor.

Na sua última saga, o Ragnarok é finalmente desencadeado por Loki e demais inimigos de Asgard.

Todos os deuses morrem com exceção do próprio Loki (decapitado) e de Thor, possuidor de todos os poderes de Odin. Thor descobre que são apenas marionetes de seres ainda mais poderosos que eles próprios, "Aqueles que vivem nas sombras", que alimentam-se do ciclo contínuo de morte e renascimento dos deuses nórdicos.

Determinado a não permitir que isso continue, Thor rompe o padrão de morte e renascimento causando a morte definitiva dos orgulhosos deuses nórdicos.

Posteriormente seu martelo reaparece no oeste americano, sendo encontrado pelo governo, Doutor Destino e pelo Quarteto Fantástico.

PODERES E HABILIDADES Editar

sobre-humanas. Também é capaz de controlar os elementos da tempestade, gerando tempestades, raios, furacões e geadas. Além de possuir armas poderosas, como o martelo mágico Mjolnir e o cinturão da força Mejingjord.

Thor é conhecido por ser o mais forte entre os asgardianos, capaz de erguer sem esforço objetos que pesam toneladas como até montanhas. Seu corpo resiste a fogo, frio extremo e até balas e explosões. Com seus sentidos aguçados, pode seguir a trilha de um inimigo por meses sem perder o rastro. E, devido aos seus milênios de idade, se tornou um mestre de todo tipo de combate, desarmado com espadas, lanças ou martelos.

  • Força Física Sobre-Humana: Aparentemente, uma das maiores das HQs, estando no mesmo nível de nomes como Superman e Hulk. Até hoje não houve nada que ele não tenha conseguido carregar, puxar, levantar, ou empurrar. Entre alguns feitos de super força estão: fazer um planeta tremer com uma martelada, romper cabos de adamantium #um dos metais mais resistentes do Universo Marvel#, puxar a imensa Serpente Midgard que ficava enrolada em volta da Terra ou mesmo destruir luas com apenas um golpe. Thor já atacou o alienígena Bill Raio Beta com tanta força que destruiu o planetoide onde eles estavam e empurrou a árvore Yggdrasil em sentido contrário; que, segundo as lendas nórdicas, representava o eixo do Universo, além de vencer todos os Vingadores juntos. Thor quando entrava no estado "loucura do guerreiro" #Berserker# ficava com a sua força muito mais elevada. Nesse estado ele já venceu seres cósmicos extremamente poderosos como o Surfista Prateado, Drax, Adam Warlock, Bill Raio Beta, entre outros. A força de Thor, por não ter um limite estabelecido, é potencialmente infinita. Diversas vezes Thor mencionou que contém sua força e poder enquanto luta na Terra, ele próprio fez uma promessa de nunca usar a totalidade de sua força e poder, mesmo que sua vida esteja em risco.
  • Resistência Física Sobre-Humana:Thor também possui umas das resistências mais elevadas no universo dos quadrinhos. A resistência de Thor é consideravelmente maior do que a de Asgardianos regulares graças a sua herança genética divina. Thor pode resistir aos rigores do espaço, às pressões dos oceanos, do núcleo terrestre, quedas orbitais, explosões ou rajadas de energia, disparos de armas de fogo do mais grosso calibre, além de resistir à temperaturas extremamente altas ou baixas.
  • Velocidade Sobre-Humana:Thor pode se mover muito mais rapidamente que um ser humano normal, graças as vantagens oriundas da raça asgardiana. A capacidade de reação de Thor também é muito superior, se comparado a um humano normal graças aos seus sentidos sobre humanos. Thor, em velocidade de voo, pode deslocar-se a velocidades extremamente altas. Além disso, quando no espaço sideral, ele pode finalmente utilizar de toda a sua velocidade de voo sem se preocupar em causar efeitos nocivos a seres, objetos ou lugares.
  • Humanidade Divina:Ser um deus cujo patrimônio genético é derivado do soberano Asgardiano, Odin, deus dos deuses na Mitologia Nórdica, e da deusa da Terra, Jord, traz inúmeras dádivas. Uma delas é a sua imunidade divina. Thor possui absoluta imunidade a todos os tipos de doenças e infecções que afetam os seres humanos. Além disso, Thor ainda possui imunidade total à toxinas, venenos, ácidos, temperaturas extremas, eletricidade,metais pesados,asfixia,e envenenamento por radiação — podendo resistir com grande facilidade à explosões de bombas atômicas, por exemplo, sem qualquer sequelas futuras.
  • Longevidade Sobre-Humana:Thor, como todos os outros Asgardianos, não é imortal #como muitos pensam ser#. Pelo menos não no sentido literal da palavra. Entretanto, Thor envelhece a um ritmo muito, mais muito mais lento do que um ser humano comum, possuindo incontáveis ​​milênios de idade. A vida dos mortais são comparáveis ​​a nada mais do que um piscar de olhos se comparada a longevidade de um asgardiano. Thor tem observado o ciclo de diversas eras humanas ou mesmo alienígenas. O consumo das Maçãs Douradas da deusa Iddun é essencial para um Asgardiano manter seu vigor físico, bem como a longevidade absurda. Se faz necessário o consumo desse fruto de tempos em tempos, sendo as Maças douradas da deusa Iddun o alimento sagrado responsável pela "imortalidade" daquele que o consumir.
  • Capacidade de Controlar os Elementos da Tempestade:Thor é comumente conhecido como o "Deus do Trovão". Ele comanda os elementos da tempestade onde, quando e como quiser. Já invocou tempestades e raios no espaço, onde não existe atmosfera. Pode invocar a mais rigorosa das tempestades. Tais poderes podem tanto ser usados de maneira muito efetiva, visando causar dano, ou reparar/evitar algum tipo de avariação à algo ou alguém.Graças ao poderoso martelo mágico Mjolnir, Thor pode canalizar e potencializar esses efeitos, pois esse magnífica arma serve como um foco catalizador. Os elementos da tempestade sob domínio do deus do trovão são: chuva, vento, raio, gelo e neve.
  • Habilidade de Combate e Experiência: A vida do guerreiro Thor estende-se por milênios. Grande parte dela é marcada por combates contra gigantes do gelo, trolls, elfos negros, demônios e toda sorte de criaturas mitológicas. Sendo assim, nada mais natural que Thor adquirisse exímia perícia no combate corpo a corpo. Além disso, para conquistar o direito de posse do seu martelo de Uru, o Mjolnir, Thor teve que passar por diversos e rigorosos testes para provar ser digno de empunhar o arma encantada.